Broinhas de Páscoa
Ingredientes
- 1,5 kg de farinha de trigo
- 400 g de farinha de milho branco
- 75 g de fermento de padeiro
- 2 cravinhos
- 1 pau de canela
- 1 colher de chá de erva-doce
- 1 colher de sopa de sal
- 600 g de açúcar
- 2 ovos
- 125 g de manteiga
- Açafrão
- Farinha de trigo para polvilhar
Desfaz-se o fermento com um pouco de água tépida. Juntam-se 100 gramas de farinhas e deica-se esta mistura levedar em local temperado até obter o triplo do volume. Entretanto, levam-se ao lume 5 dl de água com cravinhos, o pau de canela, a erva-doce e o sal. Deixa-se ferver bem e côa-se.
Peneira-se a farinha de milho para um alguidar e escalda-se com água em que ferveram as especiarias. Adiciona-se o açúcar, os ovos batidos, a massa fermentada, a manteiga derretida e, pouco a pouco, a farinha de trigo. Trabalha-se então a massa sobre a mesa, batendo-a bem, ao mesmo tempo que se juntam os fios de açafrão previamente demolhados numa colher de chá de água fria. Depois de bem amassada, o que leva bastante tempo, põe-se a massa a levedar durante 3 a 4 horas, embrulhada num cobertor e em local temperado. Em seguida divide-se a massa em bocados de 300 gramas e, com uma tigela enfarinhadas atirando a massa ao ar, tendem-se colocam-se as broas num tabuleiro forrado com folhas com folhas de couve galega bem lavadas e enxutas e abundantemente polvilhadas com farinha. Polvilham-se também as broas com farinha, tapam-se e deixam-se levedar novamente. Levam-se a cozer ao forno forte.
Depois de cozidas retiram-se do tabuleiro e colocam-se sobre uma rede com fundo virado para o ar. Retiram-se as folhas de couve e servem-se quentes.