Pesquisar
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Castanhas Doces de Viseu

Castanhas Doces de Viseu

Ingredientes

  • 250 g de açúcar
  • 15 gemas de ovos
  • Farinha

Como confeccionar as Castanhas Doces de Viseu

Leva-se o açúcar ao lume com um pouco de água e deixa-se ferver até fazer ponto de pérola (108ºC). Retira-se do lume, deixa-se arrefecer e adicionam-se 14 gemas. Leva-se o preparado novamente ao lume para engrossar. Molda-se a massa em bolas, espetam-se num pauzinho, passam-se por gema de ovo e levam-se a torrar numa chama. Retira-se o pauzinho e calcam-se com um garfo de modo a ficarem com o aspeto de castanhas assadas.

Leva-se o açúcar ao lume com um pouco de água e deixa-se ferver até se obter ponto de bola dura ou de rebuçado (125ºC). Está neste ponto quando ao deitar um pouco de calda num pires com água fria o açúcar fizer pedra. Retira-se do lume, deixa-se arrefecer um pouco e adicionam-se 20 gemas previamente misturadas mas não batidas.

Leva-se o preparado ao lume, mexendo em movimentos  de vaivém e nunca em círculos. A massa está pronta quando se desprender do tacho.  Deita-se a massa numa travessa, deixa-se arrefecer completamente, ou melhor ainda, deixa-se de um dia para o outro. Depois tendem-se as castanhas com a ajuda de um pouco de farinha. Começa por se moldar a massa em bolas ou em croquetes (o que der ais jeito(, dando-se-lhes em seguida a forma de castanhas e espetam-se num pauzinho.

Levam-se a uma chama ou lume de brasas muito forte para crestarem e ganharem o aspecto de castanhas assadas. Servem-se dentro de caixinhas de papel frisado.

Pin It on Pinterest

Share This