Frango de Marrocos
Ingredientes
- 2 frangos
- Sal
- Pimenta
- 150 g de miolo de amêndoa
- 125 g de arroz
- 3 colher de manteiga
- 200 g de manteiga
- 1 gema de ovo
- 1 colher de café de açafrão
- 2 cebolas
- 5 tomates
Como confeccionar o Frango de Marrocos
Preparam-se 2 frangos bem tenros; temperam-se de sal e pimenta o interior de cada ave, que se enche com o seguinte recheio:
Passam-se pela máquina 150 gramas de miolo de amêndoas, sem a pela. Cozem-se da maneira habitual 125 gramas de arroz simples, mistura-se o arroz com as amêndoas, tempera-se de sal, pimenta, 1 colher de manteiga e 1 gema de ovo.
Enchem-se os frangos com este recheio, mas não demasiadamente para não incharem ao cozer. Cosem-se as aberturas com linha e ligam-se os frangos.
Numa caçarola de barro derretem-se 200 gramas de manteiga e junta-se-lhe 1 colher das de café de açafrão (a quantidade pode variar segundo a força do açafrão, que frequentemente difere). Prova-se e aumenta-se a dose, se for preciso. Mistura-se bem.
Deitam-se dentro os frangos, tampam-se e metem-se no forno por 3/4 de hora a 1 hora, segundo o tamanho e qualidade dos frangos. Uma vez cozidos, cortam-se e dispõem-se os bocados em volta de uma travessa, ficando o recheio no meio desta. Faz-se o seguinte molho que se serve à parte numa molheira:
Numa caçarola deitam-se 2 colheres de manteiga 3 cebolas cortadas às rodelas e 5 tomates, sem peles nem pevides e cortados aos quartos, sal e pimenta. Deixa-se cozer em lume brando, deitando no fim o suco onde cozeram os frangos.