Ovos no prato à portuguesa

Ingredientes

Quantidades para uma pessoa

  • 1/2 colher de margarina
  • 2 ovos
  • 2 fatias de salpicão ou paio, presunto ou tocinho fumado
  • 1 colher de tomate conassé
  • 1 pitadinha de salsa picada.

Como confeccionar os Ovos no Prato à Portuguesa

Assim se chama os ovos estrelas no próprio prato individual, especial, em que são servidos, ou estrelados na frigideira e depois colocados no prato. Estes pratos especiais podem ser de aço inox, de pirex, porcelana e até de loiça regional e, além de muito práticos e decorativos, podem ter imensas aplicações.

Com cuidado para não rebentar as gemas, parta os ovos para dentro de um recipiente: deite a margarina na frigideira ou no prato especial, deixe aquecer bem e deite-lhe imediatamente os ovos conservando as gemas inteiras. Deixe-os cozinhas em lume médio e, logo que a clara tenha solidificado, tire do lume guarneça com as fatias de enchido ou de carne, previamente fritas ao de leve e com o tomate concassé já aquecido. Sirva quente e com uma pitada de salsa picada sobre o tomate.

O enchido ou carne podem ser fritos na própria margarina onde se vão estrelar os ovos. Cuidado a gordura não se queime porque iria depois estragar o aspecto dos ovos. Retire as carnes da gordura e depois dos ovos estrelados é só colocá-las no prato