Rissóis de Peixe
Ingredientes
Os rissóis podem ser preparados com aparas de massa folhada. Quando não houver esta, podem ser feitos com a seguinte massa cozida:
- 2,5 dl de água
- Sal q.b
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 225 g de farinha de trigo
Para o recheio
- 30 g de margarina
- 1 colher de óleo
- 1 cebola picada muito fina
- 2 colheres bem cheias de farinha
- 2,5 dl de leite
- 1/2 colher de polpa de tomate
- 0,5 kg de peixe
- Sal, pimenta e noz moscada
Como confeccionar os Rissóis de Peixe
Deite a água, o azeite e o sal num tachinho e deixe levantar fervura. Junte então a farinha e mexa bem com a colher de pau, sempre sobre lume brando. Mexa energicamente até a massa formar uma bola compacta que se descola das paredes do tacho, devendo este trabalho demorar cerca de 2m… Despeje a seguir a massa sobre a mesa e deixe arrefecer. Quando fria, estenda-a com o rolo, polvilhando a mesa com farinha para não pegar. Sobre ela coloque porções de recheio com intervalos de 4 dedos entre si. Dobre a massa, molde com a mão e cortes os rissóis com o corta massas; pane-os em seguida e frite em óleo quente.
Deite num tachinho o óleo, a margarina e a cebola e leve a refogar em lume brando até começar a alourar. Junte a farinha, mexa muito bem e, a seguir, sempre mexendo bem, junte lentamente o leite e, depois, a polpa de tomate. Junte então o peixe, previamente preparado (lavado, cozido escolhido de peles e espinhas) Ligue tudo, rectifique os temperos e deixe arrefecer. Está pronto para rechear os rissóis.
Esta receita está calculada para cerca de 25 a 30 rissóis. Os rissóis de marisco são preparados da mesma maneira; basta substituir a quantidade de peixe por igual de marisco. A polpa de tomate é facultativa, mas dá cor e paladar muito agradáveis. Note que sempre que referimos colher sem indicação especial, estamos a falar de colher de sopa.