Sopa de Peixe
Ingredientes
- Açafrão
- 4 dentes de alho
- 4 dl de azeite fino
- 6 cebolas
- 3 cominhos
- 2 pontas de funcho
- 2 folhas de louro
- Pão
- 1,5 kg peixe
- 4 grãos pimenta
- Salsa picada
- 4 tomates
- 1/2 litros de vinho branco
Como confeccionar a Sopa de Peixe
Têm-se os diversos peixes (pescada, congro, robalo, safio, etc…, e lagosta ou lavagante se houver), depois de amanhados lavam-se com água do mar, podendo ser. Põem-se os peixes num tacho de barro com fundo espaçoso, as cebolas, tomates, dentes de alho, tudo isto picado grosseiramente, rega-se com o azeite, tempera-se com o funcho, o louro e uma boa pitada de açafrão em pó, sal e pimenta.
Reservam-se os peixes tenros que se devem pôr 5 minutos depois dos outros estarem neste refogado. Acrescenta-se água a ferver até cobrir o peixe.
Coloca-se o tacho sobre o lume muito forte e deixa-se ferver bem de 12 a 15 minutos.
É desta fervura que depende o sucesso. Entretanto corta-se um pão comprido em fatias finas (4 pouco mais ou menos por pessoa) faz-se secar alguns instantes no forno sem que ganhe cor.
Quando a sopa estiver em condições depositam-se delicadamente as postas dos peixes numa travessa e deita-se o caldo através dum passador, sobre as fatias de pão, que devem estar num prato coberto e salpicam-se de salsa picada.
Quando se retirarem as postas de peixe pode-se deixar ferver ainda o molho, durante alguns minutos e se se engrossar o molho este ficará ainda melhor.
Não se aproveitam as cabeças dos peixes.